Sou cliente da TIM desde quando ela chegou no Brasil. Naquela época não se ouvia falar em “chip” e tampouco em GSM, uma tecnologia revolucionária e de altíssima qualidade que já conhecia de literatura técnica. De lá para cá, em todas as cidades que trabalhei ou vivi, nunca entrei ou procurei outra operadora, fosse por preço ou planos. Não sei se por questão dela vir de minha segunda pátria ou por achar melhor, fui ficando com a operadora.
Mas, de algum tempo para cá ando tendo alguns “contratempos” com ela e estando em São Paulo por mais de mês, resolvi comprar um chip de outra operadora na cidade para pelo menos “estar presente” para clientes e algumas pessoas. Desta feita, optei pela operadora Claro devido a também ser GSM e ter uma facilidade interessante que é o envio de SMS gratuitamente pela Internet.
Então hoje munido de um pouco de paciência, resolvi ir à uma loja e adquirir o chip. Na primeira, bem paulistana, o atendente que distribui senhas me informou com a maior naturalidade do mundo: “o tempo de espera é de mais ou menos 50 minutos“. Com a minha paciência de Jó, saí da loja e fui procurar outra, a qual achei há menos de 1 Km dali, na Av. Paulista.
Jogo rápido, comprei o chip e mais 20 reais de créditos. Crente que iria sair da loja “falando”, me senti lesado pois após fazer o cadastro pelo telefone (que consiste somente em passar o CPF para uma URA) recebi a informação que somente após 24 horas minha linha estaria habilitada.
Não entendi o porquê disso e resolvi ligar para o atendimento e perguntar pois com a TIM, no máximo 5 minutos após operação similar, o chip está totalmente operacional. Como era esperado a pessoa do outro lado não sabia me dizer nada além de que era procedimento da empresa para “verificação do CPF” e, além disso, disse que não tinha meu cadastro e me mandou ligar num telefone para fazê-lo. Nota: já tinha feito esta operação dentro da loja e mesmo informando isso, disse para fazer novamente. Além do “joga-para-lá-joga-para-cá”, achei estranho o procedimento de checagem de CPF levar tanto tempo pois hoje em dia qualquer pessoa pode entrar no site da receita federal e com não mais de 30 segundos, obter as informações sobre um CPF. Incompreensível.
Certamente que isto me deixou chateado pois um telefone pré-pago a cartão é para isso mesmo: compra-se, coloca-se crédito e fala-se. Ponto final no assunto. Mas, pelo visto não é bem assim que funciona na terra brasilis. A burrocracia chegou até mesmo dentro das operadoras de telefonia celular que deveriam ser, via de regra, extremamente eficientes tais como os telefones móveis.
Vamos ver a ladainha a quantas vai andar. Qualquer coisa, volto para a boa e velha italiana de guerra, TIM.