Mês: maio 2008

Sobre doação de órgãos

Esta é para pensar na cama, principalmente aqueles que são avessos à prática da doação.

Era uma vez uma jovem cega que se odiava por não conseguir enxergar. Ela odiava a todos, exceto seu querido namorado, que estava sempre junto dela dando-lhe apoio, carinho e amor. Ela dizia que, se conseguisse ver o mundo, se casaria com ele.

Certo dia, alguém doou os olhos à jovem e ela então pôde finalmente enxergar o mundo. O namorado perguntou se, agora que ela podia ver, ela se casaria com ele. Mas a moça ficou terrivelmente chocada ao ver que seu amado também era cego. E recusou-se a casar com ele.

O rapaz ficou arrasado e foi-se embora às lágrimas. Mais tarde, escreveu para ela uma carta com apenas uma frase — um pedido: “Por favor, cuide bem dos meus olhos”.

Recebi de meu chapa C.A.T.

Propaganda eleitoral. Vai começar a baixaria

Dentro de algumas semanas começa a propaganda eleitoral gratuita. Infelizmente, ao contrário de outros países, no Brasil a coisa vira zona (como quase tudo). Tanto é verdade que até leis para a regulamentação publicitária tem que ser criadas a fim de nos salvaguardar porque a coisa é feia mesmo.

Mas, temos como combater isso. A Procuradoria Regional Eleitoral tem em seu site um formulário onde você pode fazer denúncias de propaganda eleitoral irregular inclusive anexando fotos ou imagens que comprovem o fato. Isso é muito interessante principalmente porque já sinto a quantidade de spam que irei receber nas minhas caixas de e-mail. Mas, e como proceder? Veja a dica:

Se você receber um spam

Faça um screenshot (uma imagem da sua tela do computador) com o programa de e-mail aberto. Entre no site da procuradoria clicando aqui, preencha seus dados e anexe o arquivo da imagem do spam na mensagem.

Se você ver uma placa irregular na cidade

Tire uma foto da placa com seu celular, câmera fotográfica ou qualquer treco que tiver em mãos e proceda como no passo anterior.

Mas e se não tem foto?

Tudo bem, a denúncia vale da mesma forma. A foto é realmente para que dê mais base ainda na denúncia e possamos combater quem emporcalha e quem passa por cima de nossos direitos.

Aproveite e faça sua parte. Se não podemos pelo menos eleger quem presta, já vamos eliminar as párias logo no começo do processo.

Banda Vega no SESI

CD Novos Tempos - Banda VegaSexta feira agora tem a Banda Vega no SESI da Av. Paulista. Se estiver por lá no horário do almoço (12:00 horas), vale a pena assistir. Som de altíssima qualidade e de graça!

Eu cheguei em Marte

Coisa estranha esta não? “Eu cheguei em Marte”. Mas é a pura verdade.

Nave Phoenix em MarteDepois de uma jornada de 10 meses a nave Phoenix pousou em Marte esta semana. E nela, além de todos os instrumentos científicos que serão usados para investigar a história geológica do planeta e também pesquisar a composição química do ártico marciano com o intuito de verificar a possibilidade de suporte à vida, está também uma carga interessante, diferente e no mínimo inusitada. Trata-se de um mini-DVD contendo mais de 250 mil mensagens, nomes e assinaturas de pessoas de dezenas de nacionalidades diferentes, desenhos, áudios e vídeos que lá ficarão durante sabe-se Deus quanto tempo.

Iniciativa da Planet Society americana, o mini-DVD é simplesmente um registro daquilo que somos e o que temos nos dias atuais para, quem sabe, algum ser extraterrestre munido de um legítimo leitor de DVD made in China possa conhecer um pouco mais da raça que habita o planetinha azul e chegar a conclusão que não vale a pena nos colonizar porque a zona é tão grande que seria uma dor de cabeça monumental.

Placa na PionnerEsta não é a primeira vez que mensagens de nós mesmos atravessa o espaço. Certamente a mais famosa é a placa fixada na parte exterior da nave Pionner 10 lançada da Terra em março de 1972 (estava nascedo, putz) cujo o último contato foi realizado em janeiro de 2003 quando já estava há 12 bilhões de quilômetros da Terra seguindo em direção da estrela Aldebarã.

Como não tenho grana para ir na esquina do espaço, arrumei uma forma de pegar uma carona nesta exploração. Dentre tantos dados que o DVD contém está também meu nome. Assim junto com a nave, cheguei eu no planeta vermelho; coisa que seria impensável para qualquer um há 50 anos atrás.

Gostou da ideia? Pois o próximo DVD será enviado para a Lua em novembro deste ano na nave Lunar Reconnaissance Orbiter (LRO) e você pode colocar seu nome nele. Basta clicar aqui e preencher seus dados até dia 27 de junho.

Monopólio do conhecimento em novo livro

Internet: O encontro de 2 mundosFoi lançado este mês o livro Internet: o encontro de 2 mundos que é uma compilação de 56 crônicas relacionadas ao mundo da Internet, comunicação, blogs, software e tudo o que tem a ver com o mundo digital de hoje em dia. Escrito de forma simples e até mesmo informal, a obra é muito interessante por trazer dicas, comentários e visões de 44 especialistas de tecnologia sobre o cotidiano da tecnologia.

Dentre um dos capítulos está o meu relacionado ao monopólio do conhecimento, um tema que normalmente as pessoas não fazem idéia que existe mas que pode ser visto diariamente nos canais de TV, jornais e revistas de todo o mundo e que, quer queira quer não, afeta a cada um de nós. Confesso, é meio denso mas preferi escrever desta forma para dar uma “chacoalhada” no leitor.

Estou feliz por mais este “ponto” bibliográfico. O primeiro foi no livro Software Livre e Inclusão Digital editado em 2003 e agora me dedico a uma série de obras mais técnicas relacionadas com desenvovimento web com a primeira já em fase de finalização e previsão de lançamento para o começo do segundo semestre.

Se quiser ler meu capítulo do livro, ele está disponível para download clicando-se aqui. Comentários, como sempre, são muito bem-vindos.

Problemão em vista

Acho que vou ter que comprar um iPod novo. Melhor, vou colocar na minha wish list um de 160 gigas. O meu de 74GB está no bico do corvo, só com 2,33 GB de espaço livre.

Não acredita? Veja o gráfico abaixo e vai entender o problema.

70 Gigas de música

E para aqueles que não acreditam, todos os 70 gigas de música já foram devidamente escutados e organizados.

Criando uma múmia

GirlsItamarandiba, cidade de Minas lá no norte do estado protagonizou um caso interessante de indenização na justiça. A mulher alega que aos 17 anos começou um relacionamento com um cara e deste engravidou. Tempos depois perdeu em um aborto espontâneo a criança, sendo este o motivo da desistência do relacionamento do parceiro.

Não satisfeita a moça resolveu entrar na justiça alegando “danos morais” pelo rompimento do relacionamento, pedindo a bagatela de R$ 60 mil na ação. Sensata, a desembargadora do caso recusou o pedido em primeira instância (cabe recurso) alegando que não existe comprovação de danos morais, inclusive porque ninguém é obrigado a manter uma relação conjugal com ninguém.

O interessante da matéria não é o fato em sí, mas é observar que a justiça brasileira, já atolada até a tampa de processos, está se convertendo em um balcão de emprego onde qualquer coisa entre um pum fedido e uma unha encravada vai parar nos tribunais. Claro, todos tem direito à justiça quando se sentem em seu direito de reparação de qualquer coisa mas convenhamos, temos que replicar aqui o modelo jurídico americano onde uma pedra solta na calçada rende indenizações de milhões de dólares? Comércio de sentenças?

Pior mesmo será para a moça que depois desta vai morrer múmia com teia de aranha pelo corpo. Quem vai ser o louco de chegar perto? Na próxima é assédio sexual seguido de distúrbios psicológicos com agravante de epilepsia. Eu hein!

Máxima dos nerds

De meu amigo Anahuac, a definição de nerds em conjunto:

“encontro nerd sem acesso à Internet é o mesmo que exposição pornô sem mulher pelada”

Perfeita!

A tecnologia é boa, mas…

Minha velha bateu os sessenta anos e durante estes dias estava às voltas com um livrinho de aulas para passar no exame de renovação da CNH. Como sei que ela é atenta com estas coisas, fiquei com a pulga atrás da orelha e perguntei-a o que estava acontecendo. A resposta foi que precisava fazer o exame pois tinha atingido a idade limite. Mais uma vez achei estranho e resolvi procurar na Internet as informações e em menos de quinze minutos estava com o código nacional de trânsito em minhas mãos onde não consta nada disso, mas sim que a partir de 65 anos a renovação deve ser feita de 3 em 3 anos (o que ela depois confirmou ligando para o Detran; mulher de pouca fé).

Depois da historinha, fica o pensamento de quanto tempo levaria para obter uma informação fidedigna como esta antigamente sem a Internet? Dez dias? Quinze? Vai saber. Hoje, com a tecnologia é possível em poucos minutos (claro, se sabe-se procurar) encontrar qualquer coisa na rede. Magnífica, a tecnologia é uma ferramenta imprescindível em todos os sentidos. Mas…

Neste final de semana estive na loja Etna de São Paulo, uma home store onde é fácil perder horas e horas vendo um monte de coisas bacanas e tirando a tinta do cartão de crédito de tanto coçá-lo. Com minha companheira, caminhei pelos vários corredores vendo sofás, camas (que não gostei de nenhuma), abajures, estantes e todo o tipo de utensílio para combinar com os móveis que trouxe da Indonésia (eu não, o navio) para a casa que logo estamos levantando.

Numa das áreas da loja existe uma sala denominada “Etna relax” onde existem várias cadeiras eletrônicas de massagens disponíveis para qualquer um sentar, relaxar e claro, testá-las para futura compra. Como não sou chegado em massagens (já dito em outro post) ela resolveu experimentar e logo depois tive a certeza que os homens estão fadados a serem dizimados da face da terra.

Por quê disso? Respondo. Ela confidenciou que a cadeira é tão boa, mas tão boa que a sensação é a mesma de sentir as mãos nos ombros, nos pés, nas pernas, massageando-os. Diante disso a conclusão é simples: se a mulher tiver uma cadeira destas, um forno de microondas, um freezer, uma máquina de lavar, um seguro de carro que dá direito a troca de pneu, socorro mecânico, etc e um vibrador, para quê um homem gordo, feio e que ronca na sala depois do futebol?!?! Até mesmo a procriação está resolvida; basta ter uma carteirinha do SUS e ir à um banco de esperma para resolver o desejo maternal. Para piorar a situação, leio hoje na Folha uma pesquisa em que seis em cada dez europeus preferem o futebol à sexo. Triste sina.

Como consolo, após explicar-lhe minha teoria e ter sido lembrado da maltida mulher maravilha que vinha de uma sociedade que só existiam mulheres, ela arremata de forma singela: “mas homem ainda será necessário pois quem é que vai comprar a cadeira?”

Por uma cadeira….

O valor da vida

Esta é mais uma da série “este tal ser humano”.

A farônica brasileira Hebe Camargo declarou hoje à uma jornalista da Folha que o roubo de jóias em sua casa deixou-a de tal forma que “você perde o valor vida”. Me interrogo se a mesma estava se referindo ao valor das pedras ou a uma situação psicológica pois é no mínimo uma piada de mau gosto dizer algo assim.

Creio que a digna senhora não sabe o que é perder o valor da vida. Quem sabe isso a ajuda:

Crianças em Sa Pa - Vietnã